Transformação Digital: quais são benefícios para empresas tradicionais?

Os diversos benefícios da transformação digital não são novidade para as grandes Startups que ganharam espaço no mercado brasileiro.

Cada vez mais em alta, o passo a passo de como iniciar essa reestruturação que engloba otimização de processos, redução de custos e inovação, é um assunto a ser discutido. 

O uso da tecnologia na maioria das vezes é o coadjuvante em ambientes empresariais, mas hoje além de precisarmos dela para questões comuns do cotidiano, a tecnologia se tornou uma ferramenta de evolução em ambientes que promovem a inovação.

Descubra a seguir o que é a transformação digital e as vantagens que ela oferece.

O que é a transformação digital?

Em um primeiro momento, parece que a transformação digital é somente utilizada em áreas com relação à tecnologia, mas se engana quem pensa assim. Diversas áreas que têm uma atuação distante desse nicho, utilizam a tecnologia para aumentar a eficiência de seus serviços.

Hoje a tecnologia é um meio de julgar qualquer empresa, tanto o público interno – colaboradores, quanto o externo – clientes –  que analisam desde o primeiro momento a maneira como aquela empresa se comporta na esfera digital. 

Mas afinal, o que é a transformação digital? Gostamos de definir que ela é uma mudança de introspecção digital. Começa de dentro para fora e precisa envolver todos os setores da empresa, não somente os setores de tecnologia ou marketing.

Uma mudança de cultura, infraestrutura e softwares. 

É importante ter objetivos com a transformação digital, saber quais melhorias devem acontecer e a ordem que essa mudança acontecerá. 

Benefícios da Transformação digital

1. Mudança cultural em toda a empresa

Considerada uma boa maneira de engajar os colaboradores, por estar relacionada ao objetivo em comum para as principais mudanças de processos menos operacionais e priorizando o foco em ações inteligentes.

A transformação digital é colaborativa, desenvolvida pelos profissionais que dominam as dinâmicas de operações ou pelos próprios clientes, no momento em que é feita a coleta de feedbacks.

Transformar a cultura empresarial é uma jornada construída por todos os envolvidos, mas principalmente por gestores e líderes que são agentes dessa mudança, considerando os desafios que um processo de reestruturação engloba. 

Manter a equipe motivada e alinhada com os novos objetivos estratégicos da empresa precisa de um esforço geral.

Indiferente do formato de gestão, horizontal ou vertical, o direcionamento impacta diretamente na rapidez com que a cultura digital se consolida efetivamente. 

2. Aumento da produtividade

Um ambiente de trabalho digitalmente evoluído é aquele que reduz horas manuais e proporciona a seus funcionários mais tempo para explorarem soluções de automatização.

A relação com a satisfação e a produtividade, pode ser conectada com o processo de implementação de automatização. Reduzindo o tempo de operações realizadas manualmente e proporcionando mais tempo para analisar detalhes que precisam de atenção.

Por conta disso, podemos afirmar que enquanto processos maçantes e lentos existirem, sempre haverá um profissional buscando agilidade.

Neste ponto, a transformação digital é uma maneira de alcançá-la, implementando processos ágeis e ferramentas digitais que minimizam as operações manuais.

3. Economia a longo prazo

A tecnologia pode ser transformada em uma ferramenta que proporciona economia, mas para isso é necessário saber quais objetivos de redução serão alcançados, a curto, médio e a longo prazo. 

Sabendo em quais esferas existem alternativas de reduzir gargalos em processos, os objetivos ficam mais fáceis de serem identificados. Uma solução é otimizar processos e reduzi-los.

O que acontece por meio de um estudo rápido de quais setores utilizam tecnologia, pensando em localizar melhorias e os que não utilizam visando desenvolver alternativas tecnológicas para estes.

A economia gerada com a transformação digital pode ser relativa, pois para a implantação de um ambiente mais digital é necessário investir tempo e orçamento visando este projeto, porém como falamos anteriormente a economia vem com o passar do tempo e possibilita gerar lucro conforme a estratégia.

4. Indicadores de desempenho

Monitorar os indicadores relacionados às mudanças almejadas com a transformação digital e avaliar os impactos disso, faz parte da implantação da transformação para conseguir quantificar as estratégias e tomar decisões coerentes e assertivas.

Estes dados auxiliam no processo de insight e conforme os índices vão surgindo, podem acontecer ajustes de estratégias e ações que não estavam planejadas. 

Antes mesmo do processo de implantação ou durante a etapa de planejamento, é necessário decidir quais KPIs que a empresa quer controlar – qualidade, efetividade, tempo ganho, entre outros – para assim, avaliar e mensurar ao longo dessa mudança.

Reestruturação Tecnológica 

Colocar a tecnologia como essencial, gerar melhorias em processos, contribuir para reduzir a operação e estrutura, são objetivos possíveis de alcançar por meio da tecnologia.

Consequentemente a base dessa mudança são os softwares, infraestrutura e processos que sofrerão ajustes e terão sua experiência repensada estrategicamente.

Um estudo das funcionalidades de softwares existentes, conexões necessárias, banco de dados, arquivos e canais de comunicação, faz parte de uma análise inicial da implementação, lembrando que será adaptada conforme a sistemática empresarial.

Em consequência disso, todo o esforço gerado para este processo resulta em uma evolução sistêmica e organizacional.

Importante ressaltar que as pessoas que estão envolvidas precisam de capacitação e isto deve ser prioridade após as primeiras implementações.  

Analisar quais serão as mudanças e estratégias de reestruturação digital é o papel das empresas que produzem soluções tecnológicas. Estas fazem além do desenvolvimento de software ou de aplicações móveis, a análise do que precisa ser refeito ou aprimorado. Este mapeamento de tecnologias facilita a visualização de novas estruturas e melhorias a serem implementada futuramente.

Leave a Reply