Como funciona o processo de Design Concept?

Dentro do processo de construção de um conceito visual existem estudos e testes por meio do design concept que definem as melhores práticas.

Em um processo de desenvolvimento de aplicativos ou softwares, o design é o responsável não somente pelo direcionamento de cores e estruturas visuais mais consistentes e adequadas, mas também pelas funcionalidades e interatividade do projeto. 

Priorizando a produção de ideias com baixo investimento, o serviço de Design Concept consiste em produzir o primeiro conceito visual de telas para softwares em versão mobile ou web, por meio de estudos e aplicações de design. Entretanto, mesmo ganhando destaque pelo produto final que são as interfaces, o que torna este serviço benéfico é o processo de ideação realizado entre clientes e equipe de designers.

Com dinâmicas que facilitam ao longo do desenvolvimento, estudos de objetivos e conceitos da marca, a construção visual destaca-se como o resultado final deste processo composto por detalhes.

Quem está idealizando um negócio ou projeto, consegue visualizar as primeiras interfaces e funcionalidades com mais clareza, através deste serviço. Para explicar melhor, observe cada etapa e seus benefícios.

Etapa 1 – Exploração

O primeiro passo é conhecer bem os objetivos do projeto. Independente do segmento, a equipe de design realiza um estudo de comportamento dos usuários e de Benchmarks, localizando concorrentes e entendendo as funcionalidades mais utilizadas em aplicativos relacionados ao projeto. Isto é necessário para definir o primeiro escopo do que será produzido.

Etapa 2 – Ideação

Quando iniciado o processo de produção, são definidos os conceitos visuais e a jornada que o usuário deve realizar. Nesta etapa, o cliente define quais simulações e interfaces deverão ser desenhadas pela equipe.

Etapa 3 – Direcionamento

A primeira validação do cliente acontece nesta etapa. Aqui as telas são apresentadas para o recebimento de feedback das estratégias do conceito visual desenvolvido. Conforme o direcionamento do projeto, as características visuais são ajustadas ou mantidas para começar a produção das demais interfaces.

Etapa 4 – Criação

O resultado da criação do trabalho de Design Concept se faz por meio de fluxos e telas que melhor representam a jornada do usuário. Analisando o estudo de Benchmarking e as referências visuais, com aprovação do cliente na etapa anterior, a equipe de design inicia a produção das próximas telas.

O Design Concept é ideal para ter uma ideia visual de um projeto, sem precisar realizar todo o desenvolvimento, colocando o design como prioridade. Quer saber mais? Clique aqui e solicite mais informações.

Leave a Reply