Por que criar um aplicativo para expandir seu negócio?

Se você quer expandir seu negócio para ampliar sua atuação no mercado, a construção de uma plataforma mobile pode facilitar este processo.

Criar um aplicativo mobile ajuda na fidelização de seus clientes, melhora a experiência com seu negócio e você se beneficia com as diversas possibilidades da inteligência mobile. 

A presença digital de um negócio, não consiste mais em somente ter um site ou redes sociais. Os usuários realmente esperam aplicativos mobile que se ajustem à nova realidade. Podemos dizer que se todo mundo está fazendo, a expectativa é que sua empresa também faça. 

Segundo a Statista, em 2017, os consumidores baixaram 178.1 bilhões de aplicativos móveis em todo mundo e esse número foi crescendo consideravelmente, chegando em 2018 em 194 bilhões de aplicativos baixados.

Neste artigo, vamos explicar quais benefícios em produzir um aplicativo para o seu negócio e como faz toda diferença no processo de expansão.

Continue a leitura! 

Avalie o momento da sua empresa

Já falamos da necessidade de criar um aplicativo e que as pessoas estão acostumadas em utilizá-los, mas antes de qualquer mudança ou ampliação de atuação, você precisa entender o momento da sua empresa para validar se é a hora certa.

Deixamos a seguir algumas dicas do que avaliar no momento em sua empresa estiver planejando o seu primeiro aplicativo.  

Estude sobre seus concorrentes

Uma ampla pesquisa deve ser realizada inicialmente para analisar seus concorrentes. É importante identificar se eles possuem um produto digital e quais funcionalidades são disponibilizadas. Antes de criar seu aplicativo móvel, entenda o que já existe relacionado ao seu negócio, por isso analisar o mercado é uma das primeiras coisas a fazer.

Mas como você deve fazer isso? Uma técnica simples e que utilizamos aqui na Sthima é criar um moodboard com referências, dados gerais e funcionalidades que são primordiais, expondo com imagens de telas, links ou exemplos de funcionalidades. Em resumo, tudo que você achar interessante relacionado ao seu negócio e concorrentes.

Aqui em baixo deixamos para ferramentas de criação de moodboards:

Caso seu aplicativo já exista, verifique as funcionalidades mais utilizadas nele. O importante é compilar o máximo de informações e analisá-las. Este sempre será um caminho mais assertivo.  

Converse com todos os envolvidos

Além da pesquisa, outra prioridade em um momento inicial é envolver as “peças chaves” para a ideação do projeto. E quem seriam essas pessoas? Profissionais quem tem um papel importante no desenvolvimento do seu negócio: gestores, líderes e quem faz a operação. Por ser um processo totalmente colaborativo, pessoas de diversos setores participam desta construção. Assim, você consegue coletar insights que podem ajudar na resolução de problemas ou na melhoria de processos.

Antes mesmo de contratar uma empresa que crie seu aplicativo, você pode montar a equipe responsável em auxiliar na construção do projeto. Dividindo algumas responsabilidades, como por exemplo: alguém faz a coleta de informações sobre os processos da empresa, outra pessoa identifica integrações que deverão ser realizadas, entre outras funções que podem ser divididas entre os envolvidos. 

Quais os benefícios de produzir um app?

Plataformas preparadas para o crescimento da sua empresa

Empresas inovadoras têm como objetivo crescer rapidamente e em grande escala, sendo assim aumentar o número de clientes em pouco tempo. Com as tecnologias utilizadas hoje em dia, os apps móveis são desenvolvidos para aguentar toda agilidade desses negócios e ainda auxiliam essas empresas para que não existam problemas neste processo de evolução. 

É necessário deixar clara as suas metas de expansão e além disso que seu APP precisa ser escalável, isso porque a equipe que vai codificar tem que saber a estrutura a ser desenvolvida para que suporte o que você tem planejado para o futuro.

Business Intelligence para decisões estratégicas

Basicamente, o termo BI, do inglês “Business Intelligence”, é uma sistemática para a coleta de dados. Muito utilizado para tomada de decisões, teve sua criação na área de tecnologia. A ferramenta de BI é utilizada por empresas que atuam de modo estratégico. 

Com o intuito de escolher qual o melhor caminho a seguir, profissionais decisores –  gestores, supervisores e muitas vezes analistas – utilizam esta ferramenta para facilitar a comparação de dados com o uso de relatórios, painéis com gráficos, ou visualizações estratégicas de informações que ajudam analisar o comportamento dos usuários. 

Personalização da experiência 

A personalização tem uma eficácia no qual muitas empresas ainda não se beneficiam. Os usuários de plataformas digitais esperam por experiências personalizadas. O que isso quer dizer? Além da comunicação, o aplicativo precisa se adequar ao momento de uso.

Um exemplo disso, é quando o aplicativo sugere alguma alteração, pois identifica que não é o mais adequado para o usuário, deixando a experiência melhor e personalizada para aquele momento. O Netflix, utiliza essa funcionalidade para apresentar filmes e séries que tem relação com o que o usuário já assistiu anteriormente. Ou melhor, é fácil perceber quando um aplicativo não foi desenvolvido especificamente para aquele negócio digital, por conta do design ou pelas funcionalidades pouco intuitivas.

Para sair na frente de seus concorrentes, você precisa ir além com a criatividade e conhecer bem o seu público. Invista na personalização da comunicação do seu aplicativo móvel, nas interfaces projetadas e nas funcionalidades que precisam ser testadas e verificadas com usuários reais. Isso fará com que sua empresa saia na frente nessa disputa pela atenção do consumidor, mas além disso o conquiste com uma boa experiência.

Se você chegou até aqui, já conheceu alguns dos benefícios de criar o seu aplicativo móvel.

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Redação Sthima
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