INTEGRAÇÃO SIGEP WEB | CORREIOS

Foi em razão da alta demanda de um dos projetos de e-commerce que identificamos a necessidade de integração com o SIGEP Web, sistema da empresa utilizada para entrega dos produtos do nosso cliente, os Correios. Foi um grande desafio, mas no fim deu tudo certo!

Entre os atuais projetos de responsabilidade da nossa equipe, um deles possui o serviço de entrega de produtos via Correios e, em razão da alta demanda, surgiu a necessidade de automatizar esse processo para facilitar a etiquetagem dos pedidos através da integração com SIGEP, sistema da empresa.

O início de um sonho: Mundo Open Source

Fazia um tempo que não nos envolvíamos com nada relacionado ao Open Source até nos depararmos com a necessidade de integração com o SIGEP Web, sistema de gerenciamento de pacotes dos Correios. Após algumas buscas por soluções, notamos que já existiam algumas opções, mas nenhuma atendia 100% às exigências do nosso problema.

Partindo disso, optamos por criar nossa própria biblioteca de integração com o sistema. Primeiro para podermos ter um controle melhor sobre o código que estaríamos inserindo em nossos clientes e também por questão de manutenção.

Tá, mas o que é SIGEP?

SIGEP é um web services que os Correios possui para auxiliar o varejo no controle e manutenção de suas entregas. Por exemplo, quando você compra algo em alguma empresa ou marketplace, e a entrega é realizada através dos Correios, é bem provável que a loja em questão tenha integração com o sistema de alguma forma, seja diretamente ou mediante terceiros.

O SIGEP dispõe de uma API em SOAP, por isso, a primeira barreira na criação da lib foi conseguir achar uma forma de ler as requisições em SOAP e conseguir “converter” em Promises JavaScript para que pudéssemos ter uma integração melhor com o backend dos sistemas, já que eles são feitos com REST.

Após sanado tal problema, o desafio passou a ser entender como funciona o fluxo da API do SIGEP, com documentações em mãos ficou tranquilo mapear a maioria das funções que o SIGEP dispõe, como gerar PLP, gerar etiquetas, gerar PDF, buscar dados do cliente, buscar serviços do cliente, etc.

Deu tudo certo

Por fim, a lib ficou bem legal, com um código legível, desacoplado e de fácil manutenção, utilizamos typescript como linguagem principal. Na última análise na plataforma yarn e npm, notamos um grande número de downloads e a subida no ranking de buscas ~ o que é bem legal~ :sorriso_pequeno:

tela dos códigos de mapeamento de integração com SIGEP Web

A busca por CEP e cliente, verificação de disponibilidade de serviço de entrega e solicitação de etiquetas foram algumas funções mapeadas na biblioteca. Lembrando que ela é aberta e pode receber ajuda de toda a comunidade, seja em código, testes ou qualquer outra melhoria. Confere mais detalhes desse projeto no github no link abaixo, abraço.

https://github.com/sthima/sigep

Outras referências:

DOC SIGEP: http://www.corporativo.correios.com.br/encomendas/sigepweb/doc/Manual_de_Implementacao_do_Web_Service_SIGEP_WEB.pdf
SOAP: https://pt.wikipedia.org/wiki/SOAP
REST: https://pt.wikipedia.org/wiki/REST

Default image
Redação Sthima
Leave a Reply