Elogios e sua importância na rotina dos times

Muita vezes trabalhamos por anos lado a lado com nossos colegas sem nunca comentarmos o que admiramos uns nos outros. Os elogios e pequenos atos de reconhecimento podem ter grande influência na nossa rotina em equipe. Como tornar isso uma prática dentro dos nossos times?

Por mais que possa parecer um ato muito simples, talvez com pouco valor, podemos afirmar que essa questão pode ser muito mais valiosa do que parece. A Projeto Colorir, em 2019, trouxe de forma bem clara neste artigo, diversas fontes que provam a influência benéfica dos elogios no nosso dia-a-dia. Segundo alguns estudos citados no artigo, elogios podem contribuir diretamente na nossa motivação, empenho, conforto no ambiente, sensação de pertencimento ao time e dentre outros pontos.

Trocando algumas ideias com Roberta, gestora de pessoas da Trinca, levantamos algumas técnicas e boas práticas para a aplicação em equipes e uma delas foi a dinâmica dos “Kudo cards”. A partir disso então, aqui na Sthima nós botamos a mão na massa e fizemos acontecer essa dinâmica na nossa equipe.

Kudo cards – an easy way to share your thanks!

Considerada uma boa prática do Management 3.0, os ‘Kudo cards’ são, em resumo, cartõezinhos feitos pra agradecer e/ou elogiar os colegas em determinados momentos combinados com o time. Essa dinâmica tem como objetivo justamente incentivar uma prática de reconhecimento dentre as equipes dentro das empresas.

Nem sempre as dinâmicas ou metodologias cabem exatamente como foram criadas na realidade da nossa empresa. Aqui na Sthima, por exemplo, nós trabalhamos com colaboradores de diversas partes do Brasil. Dessa forma, com ou sem pandemia, sempre vamos ter equipes trabalhando em home-office, então em muitos casos temos que nos reinventar. Como fazer essa dinâmica funcionar no formato home-office?

Miro, meus amigos. O grande salvador de projetos colaborativos de muitos empreendimentos neste período de quarentena. Já trouxemos um pouquinho sobre essa ferramenta neste post. Uma outra alternativa é utilizar o site kudobox.co, no qual é possível selecionar o cartãozinho que gostaria de enviar, escrever meu agradecimento e elogio e mandar o link para aquele que deve recebê-lo. Nós optamos por utilizar o Miro para realizar a dinâmica dos Kudos, mas vale usar a criatividade para montar o melhor formato para a sua realidade.

Os Kudos na Sthima

Um quadro no miro, algumas tags nominais, muuuuuitos post-its e um desafio. Cada membro do time Sthima recebeu o nome de outro integrante (sorteado) recebendo o desafio de escrever pelo menos uma mensagem para essa pessoa. Todos escreveriam no mesmo quadro, em post-its separados e deveriam identificar para quem é a mensagem utilizando as tags já criadas.

os resultados: 

Todos acabaram trazendo mais de uma mensagem. Ao final do desafio, estávamos com um mural LOTADO de post-its, cada um com uma mensagem diferente para todos os colegas. 

O feedback do time sobre a dinâmica foi super positivo. Apareceram recados que não fazíamos ideia que o time reconhecia desta maneira e recebemos agradecimentos ou elogios que aqueceram nossa motivação. Muitos trouxeram que, não apenas a leitura das mensagens para si foi muito gratificante, como também pode ser muito desafiador ter a oportunidade de escrever uma mensagem pra um colega quando isso não faz parte de nossa rotina.

Esse exercício a partir de agora faz parte do nosso conjunto de práticas do time. Vamos continuar buscando novidades para implementar e continuamente melhorar a energia da galera aqui na Sthima!

Referências:

https://medium.com/@projetocolorir2019/benef%C3%ADcios-do-elogio-31a2da5ebc69

Default image
Eduarda Petry
Product Owner
Leave a Reply