Design Thinking?

Através da metodologia descrita em seu livro, Tim Brown nos mostra como renovar as ideias e repensar o processo para criar um novo produto ou serviço de forma inovadora.

A cobrança excessiva no trabalho sempre foi um problema para o bom desempenho do profissional e os resultados gerados. Sem dúvida, essa prática acaba com a capacidade da organização de experimentar modos diferentes de trabalho.

O CEO da Ideo, empresa global de design, Tim Brown, ficou famoso em 2009 por compartilhar um caminho distinto que tornou a empresa uma das dez mais inovadoras do mundo. Esse caminho é conhecido como “Design Thinking”, bem como o título do seu livro.

Livro 'Design thinking' do Tim Brown

Como gerar um produto ou serviço inovador

Design thinking é basicamente uma metodologia ou um processo de inovação. Resumindo o conceito escrito no livro, “design thinking” é o processo de como gerar um produto ou serviço inovador ou seja, com valor percebido pelo cliente.

“Design thinking não é arte nem ciência nem religião. É, em última análise, a capacidade de pensamento integrativo.”

A principal proposta é encontrar respostas que sejam revolucionárias ou inovadoras para os problemas identificados, sobretudo focando nas reais necessidades do mercado.

Esse método não se baseia em dados estatísticos, mas nas experiências e no contato direto com o cliente. O processo é dividido em quatro etapas:

  1. Imersão:
    Fase na qual a equipe do projeto se aproxima do contexto do problema pensando com diferentes pontos de vista.
  2. Análise e síntese:
    Etapa de análise e organização das informações coletadas sobre o problema.
  3. Ideação:
    Fase de geração de ideias inovadoras para o projeto. É nessa etapa que realiza-se o brainstorming e workshop de cocriação.
  4. Prototipagem:
    Etapa de tirar as ideias do papel. O protótipo vai ajudar na validação e feedback das ideias que foram criadas.

Vale lembrar que, mesmo que o produto esteja concluído, na verdade não está finalizado. É um desenvolvimento contínuo de aprimoramento e evolução de necessidades.

O design thinking pensa na satisfação do cliente, que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções de negócio.

Default image
Redação Sthima
Leave a Reply