Desafio Somos_Sthima: Conexão e leveza no home office

Preocupados com as efeitos da pandemia e do home office na nossa equipe, buscamos ações para evitar a dispersão dos sthimers. Foi aí que implementamos o Somos_Sthima, desafio de integração para unir o time, mesmo com cada um na sua casa.

Com o início da quarentena, todos nós, da Sthima, passamos a trabalhar no formato home office. Muitos já estavam acostumados com este formato de trabalho, muitos tiveram que enfrentar um período de adaptação. No entanto, ninguém escapou da ansiedade e tensão que a pandemia do Covid-19 despertou no Brasil e no mundo inteiro.

Nessa adaptação, notícias indo e vindo, incertezas para todos os lados, “usem máscara”, “tirem a máscara”, #ficaemcasa, fecha comércio, abre comércio, foi perceptível um aumento no nível de ansiedade do nosso time. Isso não se deu apenas pela adaptação para o formato home office, mas por todas as áreas de nossas vidas também terem sido afetadas de alguma maneira nesse cenário pandêmico.

A partir disso, nós passamos a adotar algumas iniciativas internas buscando elevar a energia da galera por aqui. Uma delas é o nosso desafio Somos_Sthima que colocamos em prática no final de Junho deste ano, está conosco até hoje e pretendemos mantê-lo até mesmo após a pandemia.

DESAFIO SOMOS_STHIMA + CONEXÃO:

O desafio Somos_Sthima tem como propósito conectar a equipe e melhorar a energia do pessoal por meio de integrações semanais. Todas as segundas-feiras, no primeiro horário da manhã, nos reunimos em uma chamada de vídeo. Nesses encontros trocamos ideias e experiências, jogamos algum jogo ou apenas conversamos sobre algum assunto que definimos na semana anterior. Esses momentos têm proporcionado trocas muito ricas, já tendo passado por temas como viagens, comidas, filmes, leituras, investimentos, saúde mental, infância, hobbies, hábitos, “jogo do Gugu” e por aí vai.

Antes de iniciarmos o desafio, realizamos uma pesquisa envolvendo os sthimers, a fim de coletar algumas informações sobre como se sentiram nas duas semanas anteriores e, posteriormente, verificar a eficácia dessa iniciativa. Após três meses do desafio Somos_Sthima (and counting), no início de Outubro de 2020, realizamos uma nova pesquisa para coletar as mesmas informações atualizadas do time, considerando também as suas últimas duas semanas.

Com algumas perguntas simples, conseguimos coletar informações muito relevantes. A comparação das duas pesquisas segue abaixo:

A conclusão

De acordo com os resultados das pesquisas, podemos perceber uma redução significativa no sentimento de ansiedade, nervosismo e tensão da equipe. A princípio esse sentimento era quase recorrente em 90% do time. Podemos perceber sobretudo um aumento na sensação de bem-estar na rotina dos sthimers.

Além disso, para além dos números, muitos mencionaram que a integração entre o time tem sido muito mais fluida, criando de fato conexões entre todos e trazendo mais leveza para este cenário cheio de incertezas e angústias que estamos enfrentando. Só para exemplificar, colhemos alguns feedbacks que recebemos do time sobre os desafios:

“Tem sido muito divertido, dessa forma consigo conhecer melhor toda a equipe.”

“Temos que manter essa dinâmica, é muito saudável para a empresa como um todo! Na correria do dia a dia, é bom pararmos por um tempinho para descontrair e nos conhecermos melhor.”

“A parte mais legal é a proximidade que os desafios geram, trazem mais intimidade com todos do time.”

Com uma horinha no início da semana de cada um, conseguimos envolver a equipe em uma dinâmica que está trazendo resultados muito significativos para a nossa rotina. Essa é uma das iniciativas que estamos abraçando aqui dentro e pretendemos manter conosco. Seguimos em busca de novas práticas para elevar a energia da galera e tornar o ambiente cada vez mais leve e conectado.

Default image
Eduarda Petry
People & Culture
Leave a Reply