3 ferramentas que adoramos usar nessa quarentena. E como utilizamos!

Nesta semana estamos completando os primeiros 60 dias desde que decidimos, de modo preventivo e voluntário, orientar todo o time a trabalhar de casa pra ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus.

No momento que tomamos essa decisão, os governos locais e estaduais ainda não tinham uma recomendação especial ou sequer algum plano para orientar a população. O governo federal ainda não tem :/ ,mas por estarmos inseridos em um setor privilegiado que consegue trabalhar de forma remota e mais do que isso por já termos experiência com times distribuídos, acreditamos que era momento de tomar a frente e incentivar o movimento #EmCasa.

De lá pra cá tivemos que aprimorar técnicas, avaliar processos e metodologias, testar novas ferramentas e claro se adaptar operacionalmente e psicologicamente a um novo estado normal de vida.

Entre esses aprendizados, podemos destacar algumas ferramentas que consideramos úteis de compartilhar, explicando como elas estão nos ajudando 🙂

Discord: Do meio gamer para a nossa principal forma de comunicação

Logo no início percebemos a necessidade de estar mais próximos, diminuindo assim o impacto da distância na comunicação. As chamadas de áudio e vídeo no Slack ou softwares semelhantes supriam um pouco da necessidade porém esbarravam muito na questão da continuidade ou burocracias naturais como: “Posso chamar/ligar ai ?” ou “melhor conversar pra resolver isso, quando podemos falar?”.

Pra melhorar isso começarmos a utilizar o discord e manter todos conectados por lá, configurando os canais de voz de acordo com o projeto, área ou estado de humor: “Canal da Resenha”, “No PC viajando”, “Concentrado” … etc.

A grande sacada do discord é a simplicidade de clicar no canal e sair conversando com quem estiver por lá, sem precisar assim organizar as chamadas.

Miro: De ferramenta usada no design ao protagonismo nos projetos

Parte importante do nosso processo de trabalho são as dinâmicas para começar projetos, fazer estimativas, resolver problemas de forma criativa, reuniões periódicas ou até organizar a nossa comunicação interna.

Sentimos muita falta dos nossos post-its na parede.

🙂

A utilização do Miro antes da pandemia era muito mais direcionada para nossa área do design mas com a migração das dinâmicas para o modo online essa ferramenta se mostrou muito útil para organizar os projetos, cronogramas, fases e mesmo nas tomadas de decisão das equipes.

Notion: O repositório centralizado de informações da empresa

Entre as 1001 funcionalidades do Notion (ou mais) temos utilizado essa ferramenta bastante para armazenar e centralizar em uma fonte única (ou quase isso) informações importantes sobre o dia a dia da empresa ou mesmo dos projetos. A capacidade modular do software nos permite compartilhar por exemplo as definições que temos sobre férias e suas regras governamentais com os colaboradores. Assim como documentos importantes de projeto, orçamentos e o estágio atual dos nossos processos.

Enfim, esperamos que essas dicas possam ajudar a diminuir o impacto causado pelo distanciamento 😉 

Default image
Redação Sthima
Leave a Reply